HOME

Novas oportunidades renovam planos para a caprinocultura no Brasil

Mercados árabes e incentivos governamentais ampliam as opções para o segmento de caprinocultura no Brasil.

Autor: Jadir Félix

Fonte da imagem: Canal Rural

Desde março de 2020, um novo mercado internacional se abriu para a exportação da carne de caprinos brasileiras. Desde 2017, o Kwait, país localizado no Golfo Pérsico, vinha sinalizando essa abertura a nossos produtos e, por fim, essa autorização foi liberada. Contudo, essa nova demanda pode não ser sanada em um curto ou médio prazo.

    Atualmente, por mais improvável que possa parecer, o Brasil ainda importa, principalmente do Uruguai, a carne de caprinos para conseguir suprir suas demandas no mercado interno. Isso porque, 90% do rebanho nacional está na região Nordeste e, consequentemente, as regiões Sul e Sudeste não possuem fornecedores suficientes em suas áreas. 

    Conforme informa Marco Bomfim, chefe-geral da unidade Caprinos e Ovinos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o sistema de caprinocultura brasileiro ainda não está preparado para atender a esse mercado integralmente, falta estrutura.

Ciente do enorme potencial que o segmento de caprinos oferece ao crescimento econômico do país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura, por meio da Lei 13.854 de Julho de 2019. O intuito é tornar os processos mais uniformes e, também, objetiva garantir a regularidade do abastecimento da carne e alcançar uma produção mais eficiente. 

    Contudo, apesar de todos os incentivos e mercados disponíveis, a caprinocultura no Brasil ainda não se desenvolveu como poderia. Um dos motivos sinalizados para esse atraso é a pouca inovação nos processos de produção. Um criador que realmente deseje elevar seus lucros, precisa investir em tecnologias que garantam isso. A Vital Jr. Consultoria, empresa de Zootecnia, desenvolveu um pacote de caprinocultura que fornece ao criador a plena gestão de seus rebanhos, qualidade de suas pastagens, níveis alimentares e todos os demais itens pertinentes a sua criação. Conheça a Vital e descubra, gratuitamente, o que pode ser feito para elevar ainda mais a produtividade de sua criação.

Veja também