O uso da silagem de capim ajuda no manejo racional da pastagem, sem que haja sobrecarga na mesma não causando degradação.
Leia MaisAutores: Danilo de Oliveira e Vitória de Souza
Embora ambos sejam da família Bovidae e tenham muitos aspectos semelhantes, a criação de bovinos e bubalinos (búfalos) possuem pontos chaves que devem ser avaliados para saber qual se adequa melhor ao seu negócio.
Bubalinos são muito adaptados a ambientes semiaquáticos, como possuem pelo preto e pele preta grossa, quase não suam. Isso causa grande estresse térmico, sendo obrigatório que o sistema extensivo possua uma área alagada ou com lama e sombreamento, permitindo a expressão do seu comportamento natural, diminuindo o estresse e facilitando o manejo. A lama também atua como camada protetora de raios UV e auxilia na remoção de ectoparasitas. Diferentemente de bovinos, onde o mesmo cenários favorece o surgimento de doenças e a podridão dos cascos, sendo preferível um sombreamento natural que permita a incidência do sol em diferentes horários do dia, evitando o acumulo de barro e lama em períodos de chuva.
A adaptação dos animais ao clima e ambiente vai depender da espécie e raça. Em linhas gerais, bubalinos vão se encaixar muito bem em locais onde a criação de bovinos não foi possível por alagamentos e períodos de cheias muito intensas, raças bovinas vão preferir locais menos úmidos, algumas mais rústicas, inclusive, são muito bem adaptadas a cenários de semiárido como no nordeste Brasileiro.
Fazendo uma comparação em relação ao gado bovino, a bubalinocultura requer baixa manutenção e é mais vantajosa economicamente. Por serem animais mais rústicos e dóceis a taxa de mortalidade é muito baixa entre esses animais, fazendo com que a promoção do bem-estar animal através, principalmente, de um bom manejo sanitário, nutricional e qualidade das
instalações seja essencial para a manutenção da produtividade nesta cultura.
Atualmente a preocupação da população quanto a uma alimentação mais saudável aumentou a procura pela carne de búfalo, que é caracterizada por ter menos gordura e colesterol, fator que é influenciado pelos búfalos serem animais herbívoros de grande porte que possuem adaptabilidade quanto a variedade na alimentação superior à dos bovinos, uma vez que sua elevada rusticidade proporciona a esses animais a capacidade de transformar forrageiras de baixo valor nutricional em derivados de alto valor biológico. Enquanto o gado bovino necessita de uma maior qualidade das pastagens ofertadas, o que exige um bom planejamento do pecuarista em relação ao manejo do solo em épocas de estiagem para que a integridade da pastagem seja mantida.
Portanto, é possível observar que a criação de búfalos é muito convidativa graças as reduções significantes com gastos relacionado ao manejo, mas que ainda possui desafios para definir um padrão de identidade no mercado, que diferentemente dos bovinos é muito
consolidado.
Quer saber sobre formas de otimizar sua produção ou quer começar? Entre em contato conosco e conheça nossa Carta de Serviço!
Vital Jr. Consultoria: Entregando Soluções, Construindo Sonhos!
O uso da silagem de capim ajuda no manejo racional da pastagem, sem que haja sobrecarga na mesma não causando degradação.
Leia MaisA nutrição inadequada pode estar sendo um fator limitante na sua produção de caprinos leiteiros
Leia Mais