Você conhece a carne que consome?
Atualmente, apenas os países da União Européia exigem a rastreabilidade da carne, porém a tendência é que nas próximas décadas o comércio internacional se torne cada vez mais exigente, saiba mais sobre o assunto!
Autor: Juliana Biancard
É partindo desse questionamento que o conceito de “rastreabilidade” da carne bovina tem ganhado, cada dia mais, força no mercado do agronegócio brasileiro. O objetivo é fazer com que a informação do processo produtivo chegue ao consumidor, para que ele seja capaz de identificar diferenças no produto final e passe a valorizar aquele que mais lhe agrada.
A segurança alimentar é um tema que vem provocando, cada vez mais, preocupação para indústrias, setor público e consumidores, de modo que, no âmbito internacional, os países importadores de carne já exigem a rastreabilidade da carne bovina. Devido à grande representatividade do setor da bovinocultura de corte no cenário nacional, o Brasil precisou se adequar para atender essa exigência e criou o SISBOV – Serviço de Rastreabilidade da cadeia produtiva de Bovinos e Bubalinos, aprovada em 2018.
O SISBOV tem a finalidade de registrar e identificar o rebanho bovino e bubalino do território nacional possibilitando o rastreamento do animal desde o nascimento até o abate, disponibilizando relatórios de apoio a tomada de decisão quanto à qualidade do rebanho nacional e importada. A adesão das propriedades rurais ao SISBOV é voluntária, exceto nos casos em que existe a comercialização para mercados que exijam a rastreabilidade.
Os proprietários que tiverem interesse em aderir ao SISBOV devem seguir alguns procedimentos operacionais junto a uma empresa certificadora credenciada ao sistema, são elas que realizam o processo de cadastro das propriedades e registro relacionado à movimentação de todos os animais em sua base de dados.
Atualmente, apenas os países da União Europeia exigem a rastreabilidade da carne, porém a tendência é que nas próximas décadas o comércio internacional se torne cada vez mais exigente.
A Vital Jr, empresa que atua no setor de Zootecnia, possui projetos e serviços especializados em atender às novas tendências do mercado e elevar a qualidade de produção de seus clientes. Entre em contato conosco e faça uma reunião de diagnóstico gratuita.
Veja também
Você conhece a carne que consome?
Atualmente, apenas os países da União Européia exigem a rastreabilidade...
Leia MaisEmpresas Juniores: Experiência além da sala de aula
Empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos com intuito...
Leia MaisAntibióticos x hormônios na avicultura
Compreenda as diferenças entre antibióticos e hormônios na produção avícola...
Leia Mais