Entenda suas principais implicações e como prevenir sua incidência no sistema de produção.
Leia MaisAutores: Ana Karoline da Silva Hoth e João Victor Oliveira da Silva
Nutrição
Os coelhos são herbívoros e necessitam de uma determinada ingestão de fibra para o correto funcionamento do organismo. São animais que apresentam a característica da cecotrofagia, que consiste na ingestão de “fezes moles”, sendo na verdade um conteúdo produzido no ceco deste animal que é ingerido diretamente dos ânus, e apresenta o formato de cacho de uva e possui uma membrana de revestimento e são ricos em nutrientes.
Para que a produção de coelhos seja bem sucedida, é necessário um manejo alimentar eficiente, com a oferta de uma alimentação rica em nutrientes de forma correta e balanceada. Caso o manejo nutricional seja feito de forma inadequada, certamente haverá problemas futuros na produção. Com isso, faz-se necessário o planejamento, tanto dos componentes da alimentação, como estratégias para manejo alimentar. Para isso, o ideal é que um profissional capacitado, como o Zootecnista, avalie o caso para que um manejo adequado seja implementado.
Esses conhecimentos são importantes para que o manejo diário seja bem sucedido e os custos sejam baixos, pois na Cunicultura, em média 70% dos gastos é devido a alimentação.
A reprodução em coelhos vem ganhando destaque ao longo dos anos no país, pois são animais de ciclo reprodutivo rápido, com alta taxa de fertilidade, podendo trazer uma margem de lucro satisfatória aos seus criadores. Para que isso ocorra, é necessário que os cunicultores tenham atenção em todas as fases, do nascimento até o momento da comercialização, assim como manejo adequado, para que tudo ocorra de maneira benéfica para cunicultor e também para o animal.
Ambos os sexos atingem a maturidade sexual de forma precoce. As fêmeas alcançam a fase de maturidade por volta dos 4 meses, enquanto os machos a partir dos 5 meses. Na criação, é recomendado manter uma proporção de 10 fêmeas para cada macho para uma reprodução adequada.
Existem 3 formas de reprodução que podemos destacar, Monta natural, monta forçada e Inseminação Artificial (IA):
Todos os métodos apresentam índices de eficácia satisfatórios, a escolha do método utilizado depende da avaliação de fatores como condição do cunicultor e de sua propriedade, planejamento de reprodução, entre outros.
Quer saber sobre formas de otimizar sua produção? Entre em contato conosco e conheça nossa Carta de Serviço!
Vital Jr. Consultoria: Entregando Soluções, Construindo Sonhos!
Entenda suas principais implicações e como prevenir sua incidência no sistema de produção.
Leia MaisA bovinocultura de corte e de leite, podem apresentar vários parasitas, sendo um problema sanitário de grande relevância para a produção em todo o mundo, e especialmente nos trópicos.
Leia MaisNão existe uma raça ideal para todos os ambientes, cada raça tem seus pontos positivos e negativos, então é importante conhecer para escolher a melhor para cada situação.
Leia Mais