HOME

Análises Bromatológicas

Entenda o que é, sua importância e conheça algumas análises utilizadas.

Autores: Ana Vitória de Oliveira e Thamires da Cunha Leal

As análises bromatológicas são métodos utilizados para analisar a composição dos alimentos. Importante na comparação e escolha do que é melhor para cada situação, monitorando os níveis nutricionais e as características físicas dos produtos destinados à alimentação animal, atestando o padrão de qualidade dos alimentos e verificando se cumprem os requisitos essenciais para consumo. Os alimentos influenciam diretamente na produção, pois o desempenho e a velocidade de crescimento dos animais dependem da qualidade e quantidade do alimento consumido. A qualidade refere-se aos nutrientes presentes no alimento, como carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, água e a quantidade representa o volume de alimento necessário para atender às exigências nutricionais do animal. 

Conheça algumas análises:

Partindo do princípio que foram obtidas amostras representativas dos alimentos a serem analisados, as análises a serem abordadas são: matéria seca total, proteína bruta, extrato etéreo, matéria mineral, fibra bruta e energia bruta.

Na análise de matéria seca total do alimento, a umidade da amostra é perdida por evaporação causada pelo calor. A porcentagem é calculada por diferença de peso da amostra, antes e depois do tratamento de calor, ou seja, a matéria seca é a massa do alimento, excluindo a quantidade de água presente nele e varia entre diferentes alimentos. Muito importante para determinar o ponto de ensilagem das plantas permitindo uma boa compactação do volumoso, fermentação fácil e menores riscos de perda ou ainda para medir a quantidade de forragem de uma pastagem.

A análise de proteína bruta quantifica o nitrogênio total (proteico e não proteico) da amostra que será convertida em proteína bruta, passando pelas etapas de digestão, destilação e titulação. Trata-se de uma medida geral, que não distingue entre diferentes tipos de proteínas, ou seja, sua origem e qualidade. A proteína é a principal fonte de aminoácidos necessários para a síntese de novas proteínas nas células do organismo animal, desempenho de funções enzimáticas, sistema imunológico, fonte de energia, crescimento e desenvolvimento. É um indicador importante, mas outras análises podem ser necessárias para obter informações mais específicas.

A análise de extrato etéreo é aplicável na determinação de gordura bruta de forragens secas ou mistura de alimentos, mas não é adequada para sementes de oleaginosas, rações líquidas ou alimentos que contém produtos lácteos. Gorduras, óleos, pigmentos e outras substâncias gordurosas contidas em uma amostra seca serão dissolvidos através da extração com éter, que é evaporado desta solução gordurosa. O extrato etéreo, assim como outras frações, são um grupo de compostos químicos, por isso também podemos encontrar ceras, pigmentos e demais componentes insolúveis em água e solúveis em éter. 

Fibra bruta é a fração composta por carboidratos estruturais e obtida após a digestão ácida seguida de digestão básica. O esquema de análise de fibra bruta proposto em Weende, apesar de fornecer uma ideia do valor nutritivo do alimento quanto a fibra, gera um resultado onde o valor é composto de celulose e parte da lignina insolúvel. Sendo assim, os dados que essa análise fornece são insatisfatórios para os dias atuais, inviabilizando o uso desta análise como indicador de qualidade da fibra presente na dieta. Isto decorre do fato da técnica não representar todos os carboidratos da parede celular presentes no alimento, mas quando se tem o objetivo de formalizar um rótulo deve ser analisada já que é exigida por lei para tal. Atualmente existem dois métodos que se complementam e quantificam de forma mais precisa as frações da parede celular das plantas, que são as análises de Fibra Insolúvel em Detergentes Neutro (FDN) e a de Fibra Insolúvel em Detergente Ácido (FDA). Estas são mais aceitas para a formulação da dieta e foram propostas por Van Soest, que também desenvolveu dois detergentes, sendo um neutro e outro ácido para as respectivas análises. O FDN tem como objetivo contabilizar celulose, hemicelulose e lignina, e no FDA contabilizar somente celulose e lignina.

 A determinação de cinzas é aplicável em todos os tipos de forragens e na maioria dos alimentos. Porém não é adequado para alimentos líquidos ou com alto teor de açúcar. As cinzas ou resíduo mineral do alimento, é o produto que se obtém após o aquecimento de uma amostra à temperatura de 600 °C, durante quatro horas ou até a combustão total da matéria orgânica. A determinação da cinza fornece apenas uma indicação da amostra em elementos minerais, já que é uma análise quantitativa não sabemos através dela o teor dos minerais individualmente. Quando se trata de produtos vegetais e rações, a determinação da cinza nos fornece pouca informação sobre sua composição, uma vez que seus componentes, em minerais, são muito variáveis. A cinza nos alimentos contém principalmente os seguintes cátions: cálcio, potássio, sódio, magnésio, ferro, cobre, cobalto e alumínio e ânions: sulfato, cloreto, silicato, fosfato etc.

A energia bruta refere-se à quantidade de calor liberado (kcal/g) de determinada amostra de alimento. A energia bruta dos alimentos, por si só, tem pouca aplicação nutricional, porém é o ponto de partida para se determinarem outras medidas energéticas dos alimentos como a energia digestível, metabolizável, entre outros.

Quer saber sobre formas de otimizar sua produção?  Entre em contato conosco e conheça nossa Carta de Serviço!

Vital Jr. Consultoria: Entregando Soluções, Construindo Sonhos

Veja também

Cunicultura

Entenda o manejo nutricional, reprodutivo e os produtos que podem ser obtidos.

Leia Mais