A Importância do Casqueamento em Caprinos.

Saiba a importância e o objetivo do casqueamento de caprinos no sistema de produção.

 Autores: Ana Vitória de Oliveira e Victor Hugo Goveia

O casqueamento consiste em aparar os cascos dos caprinos e outros animais de produção, a fim de evitar doenças ou corrigir a forma em que o animal pisa no chão. A inclusão desse manejo na rotina da propriedade é essencial, pois além de garantir bem-estar ao animal previne gastos com medicamentos ou impactos no rendimento da produção.

O problema surge quando não é feito o manejo regular e adequado dos animais, e seus cascos crescem de forma exagerada e desordenada, principalmente em sistemas intensivos de confinamento, pelo baixo deslocamento e consequentemente baixo desgaste natural. A periodicidade desta prática varia de acordo com o sistema de produção e a topografia de cada propriedade. Além disso, os cascos grandes aliados ao acúmulo de sujidades, criam um ambiente favorável para o crescimento de microrganismos que podem causar doenças infecciosas e claudicação (mancar). 

A pododermatite infecciosa ou podridão dos cascos, é causada pelas bactérias dos gêneros Bacteroides (Dichelobacter nodosus e Fusiformis necrophorus), que produzem inflamações, classificadas como contagiosas, sendo a prevalência desta enfermidade maior nas épocas úmidas. Embora exista vacinação para essa doença, o casqueamento nessa situação não resolverá o problema, mas vai funcionar como medida profilática se realizado no início ou final da época seca, bem como o uso de pedilúvios com soluções antissépticas, principalmente quando ocorre um grande número de animais acometidos. Os animais doentes devem ser isolados em locais secos e tratados para evitar a disseminação da doença no rebanho.

Não existe uma recomendação de idade ideal para início do casqueamento, mas para animais em confinamento recomenda-se uma revisão a cada 20 dias dos cascos de todos os animais a fim de diagnosticar os que já necessitam casquear, evitando problemas futuros. Para isso damos o nome de casqueamento preventivo ou regular. No geral, os pequenos ruminantes devem ser avaliados para verificar se o crescimento dos cascos está causando algum incômodo. Em animais jovens, que estão em processo de formação dos ossos, cascos grandes podem forçar tendões e músculos, prejudicando sua postura e movimentação, causando dor e, portanto, diminuindo o ganho de peso, pois não se alimentam corretamente, devido ao desconforto e ainda há casos em que é necessário o descarte do animal.

Para fazer o manejo, recomenda-se ter na propriedade um kit de casqueamento simples, composto por um canivete e uma tesoura para cascos ou um conjunto mais elaborado, com uma faca sem ponta de quatro ou cinco polegadas, grosa e lima, sendo um material de fácil acesso e baixo custo. Todos os objetos devem ser para uso exclusivo neste manejo, a fim de prolongar a vida útil dos mesmos e evitar contaminação cruzada. A prática pode ser feita por qualquer pessoa que tenha o treinamento adequado. 

Para um casqueamento bem sucedido, é necessário organização. Antes de começar o processo, higienize o ambiente e as ferramentas, amole o que for preciso e selecione os animais a serem casqueados. Quando tudo estiver preparado, contenha o animal da melhor maneira para evitar acidentes, higienize o casco, retirando fezes, terra, e outros resíduos e então dê início ao corte das regiões que estiverem crescidas. No momento em que a sola do casco estiver mais clara e mole deve-se finalizar o casqueamento. Em caso de sangramento, deve-se estancá-lo e aplicar algum produto cicatrizante e que proteja contra possíveis contaminações e infecções. Lembre-se de respeitar a anatomia dos cascos, preservando a angulação correta (aproximadamente 45° à 55°).

Em casos em que o casqueamento regular não é realizado, o animal pode apresentar um casco muito diferente do ideal, nesse caso é necessário o casquemento de correção. Geralmente a muralha do casco cresce mais e mais rápido do que a sola, gerando uma diferença que pode entortar os cascos, separar os dígitos e até mesmo romper o ligamento interdigital. Algumas alterações são irreversíveis, sendo possível melhorar o estado do casco, mas não voltar ao ideal, reforçando a importância do casqueamento regular. 

Quer saber mais sobre formas de otimizar sua produção? 

Entre em contato conosco e conheça nossa Carta de Serviço !

 

Vital Jr. Consultoria: 

Entregando Soluções, Construindo Sonhos!

Veja também

Aquarismo

O aquarismo é uma técnica de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos, geralmente são criados em caixas (aquários) de acrílico, vidro ou plástico. São criados para fins decorativos ou...

Leia Mais